Dicas para decorar um apartamento pequeno

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Apartamentos pequenos, com áreas que variam de 30 a 60m², são cada vez mais comuns no mercado imobiliário, dada a alta demanda nas grandes cidades e a possibilidade que oferecem a muitos de seus habitantes de realizar o sonho da casa própria.

Inserir nestes espaços todas as funcionalidades de uma residência é, sem dúvida, uma tarefa difícil e um bom planejamento é fator essencial para a decoração de apartamentos pequenos, garantindo a organização e o conforto de seus ambientes e atendendo às necessidades específicas de seus moradores.

É claro que as soluções variam de projeto para projeto e a criatividade no aproveitamento dos espaços é muito bem-vinda quando o assunto são os apartamentos pequenos. Algumas orientações são, porém, preciosas para quem deseja decorar otimizando as áreas e garantindo o agrupamento de funcionalidades em sua residência. Se este é seu caso, confira algumas dicas para decorar apartamentos pequenos:

Utilização de cores claras

As cores claras na decoração contribuem para a sensação de amplitude em ambientes reduzidos e podem ser utilizadas não somente nas paredes, mas no piso e no mobiliário. E se engana quem pensa imediatamente no branco ao falar de tons claros: seja criativo na paleta de cores, apostando em tons nude e bege.

Decoração com espelhos

O uso de espelhos é um grande clássico da decoração de ambientes pequenos, uma vez que, além de contribuir para a suavidade e a leveza, transmitem a sensação de ampliação dos espaços. São assim, uma excelente solução para as paredes de salas de estar e de jantar, bem como para as laterais de corredores estreitos.

A importância da iluminação natural

A iluminação natural e a ventilação são essenciais para apartamentos pequenos, contribuindo para o conforto de seus moradores e para a sensação de amplitude de seus ambientes. Procure, assim, evitar o bloqueio das janelas, garantindo o maior aproveitamento possível de sua área para iluminação e ventilação dos espaços.

Escolha inteligente dos móveis

A escolha dos móveis é um dos grandes desafios da decoração de apartamento pequenos e algumas soluções estratégicas podem ser essenciais para a otimização do uso dos espaços. Uma ótima dica é investir em “compartimentos secretos” em sofás, camas e poltronas, que possam ser utilizados para organizar coisas em seu interior. Procure evitar móveis muito grandes, como sofás com mais de três lugares e estantes altas, que dão a sensação de que o mobiliário está apertado dentro do ambiente.

Cozinhas pequenas

As cozinhas de apartamentos pequenos costumam ser o maior problema no momento do projeto de decoração. Cozinhas planejadas são uma excelente solução para quem deseja aproveitar este espaço da melhor forma possível e garantir um excelente resultado final. Algumas dicas são também a utilização de eletrodomésticos compactos, como o fogão cooktop, por exemplo, bem como a criação de prateleiras e espaços para pendurar panelas e frigideiras, garantindo mais espaço de armazenamento nos armários.

Conjugação de ambientes

A união de dois ou mais ambientes também contribui para a sensação de amplitude dos espaços em um apartamento pequeno. É cada vez mais comum que salas de estar e de jantar sejam conjugadas, e até mesmo as cozinhas. A cozinha americana, separada da sala por uma bancada, é uma forma prática e moderna de se economizar espaço. Nos apartamentos em que não é possível a divisão dos ambientes, como estúdios e quitinetes, invista em diferentes cores nas paredes ou tipos de piso como forma de demarca-los.

Organização

Este último é fator fundamental para quem decora um apartamento pequeno: objetos espalhados dão a estes espaços uma sensação de bagunça. Procure, portanto, simplificar as suas coisas, se aproveitando do momento da decoração para doar ou vender objetos que não utiliza. Procure evitar também o excesso de quadros nas paredes ou de objetos decorativos espalhados, que fazem com que os ambientes pareçam carregados e apertados.

Existem diversas soluções criativas que podem ser utilizadas como inspiração para quem deseja decorar seu apartamento pequeno, sempre visando criar a sensação de amplitude e organizar os espaços. Lembre-se que o planejamento é fundamental para tal, e não saia comprando móveis sem tirar medidas e analisar sua adequação ao espaço disponível.

Está decorando seu apartamento pequeno? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.