Dicas para decorar uma cozinha planejada pequena

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Espaços reduzidos exigem atenção e desenvoltura para um bom aproveitamento. Isso também ocorre com as cozinhas pequenas, que podem apresentar uma grande movimentação de pessoas, mesmo com dimensões reduzidas.

E é aí que entra a criatividade e a funcionalidade, tendo em vista que o ambiente necessita ser funcional e bonito. Veja nossas dicas para decorar da maneira mais adequada a cozinha pequena.

Projeto com móveis planejados

Móveis planejados são interessantes para cozinhas pequenas, entretanto é preciso ter um projeto adequado às dimensões e necessidades da família. Geralmente, os projetos levam em consideração a movimentação no preparo dos alimentos, como forma de dinamizar as tarefas relacionadas ao cozimento. Muitos abordam a técnica chamada de “triângulo de trabalho” formado por pia, geladeira e fogão dispostos para formar um triângulo, com intuito de facilitar essa movimentação na cozinha.

Caso não seja possível formar o triângulo, a alternativa é uma cozinha linear, com uma bancada entre os móveis mais importantes como geladeira e fogão. Se possível, instale a pia próximo à janela. Outra possibilidade é um projeto de cozinha paralela, sobretudo em cozinhas estreitas como as de apartamento. Nessa disposição, há um pequeno corretor entre os móveis, que ficam dispostos rente a parede para facilitar a movimentação.

Os armários, nichos e prateleiras

Os armários permitem maior organização e ainda é possível “esconder” aquilo que você não quer que os visitantes vejam ao entrar em sua cozinha. Podem ser bem trabalhados, reforçados e terem diferentes tipos de acabamento que “conversem” com os demais elementos da decoração.

Já os nichos e prateleiras são interessantes porque podem aproveitar o espaço das paredes, porém alguns objetos ficam muito expostos, daí a importância de organizar bem o que será disposto neles. Nichos e prateleiras podem ser organizados conforme seu estilo de vida, levando em conta os utensílios de uso diário na cozinha.

Opte por móveis retráteis para sua cozinha planejada

Portas de armários que se transformam em mesinhas, cadeiras ou bancos são apostas de quem tem cozinhas pequenas. Alguns encaixes são tão perfeitos que se você não contar seus convidados não saberão que existem móveis retráteis no ambiente. Eles tornam sua cozinha mais confortável, permite um melhor aproveitamento do espaço, deixando-o livre quando esses móveis não são utilizados.

Cores claras estão na moda

O ideal é que a cozinha apresente tons neutros e cores claras para favorecer a iluminação natural e passar uma sensação de um ambiente mais amplo. Opte por detalhes transparentes para passar uma ideia de que o ambiente é maior. Pode ser mesas e cadeiras de material transparente, prateleiras de vidro ou outro material transparente, mas resistente. Portas de vidro nos armários também são interessantes, sobretudo aqueles que recebem itens como louça, taças e pratos, que refletem mais a luz.

Dicas finais

Dê atenção também à iluminação, em especial se o ambiente não for naturalmente iluminado. Tenha pelo menos dois pontos de luz na cozinha pequena, pois também ajuda a passar uma ideia que esteja maior e ainda proporciona uma boa visão na hora do preparo de alimentos. Organizar uma cozinha pequena não é difícil, mas para que ela seja perfeita é importante se atentar aos detalhes e suas necessidades.

Resolvemos a sua dúvida? Se não, deixe nos comentários para que possamos esclarecê-la e continue acessando a página, pois criamos o conteúdo com todo carinho pensando em te ajudar!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.